Página inicial > Banner > Plenário elege Mesa Diretora e define Comissões Permanentes

Plenário elege Mesa Diretora e define Comissões Permanentes

Publicado: Terça, 04 de Janeiro de 2022, 19h16 | Última atualização em Terça, 04 de Janeiro de 2022, 19h19 | Acessos: 263

Na tarde desta terça-feira (04/01) o Plenário da Câmara Municipal de Itaguaí se reuniu para a realização da 1a Sessão Extraordinária do ano de 2022.

A convocação, que aconteceu em meio ao recesso legislativo, foi consenso entre todos os vereadores, que decidiram realizar a sessão com a finalidade de votar a composição das Comissões Permanentes para o ano de 2022 e eleger a Mesa Diretora para o biênio 2023/2024.

Todos os vereadores atenderam ao chamado e estiveram presentes.

Comissões Permanentes

Da composição das comissões do ano anterior para este houveram poucas modificações.

Nas duas comissões responsáveis pela análise da maioria das matérias em tramitação, a Comissão de Constituição Justiça e Redação (CCJR) e a Comissão de Finanças Orçamento Controle e Prestação de Contas (CFOCPC), houve apenas uma mudança. A única alteração foi a saída do vereador Alex Alves (PRTB) da CFOCPC para a entrada do vereador Fábio Rocha (PL).

A presidência de cada comissão ainda será definida na primeira reunião entre os membros.

Eleição da Mesa Diretora

Também na primeira Sessão Extraordinária foi realizada a eleição da Mesa Diretora para o biênio 2023/2024. Como não havia nenhuma outra chapa concorrendo, a chapa intitulada "Deus no controle sempre" foi reeleita por unanimidade com a mesma formação do ano anterior.

A Mesa Diretora segue sendo composta pelos vereadores:

• Gil Torres (PSL) - Presidente
  • Vinicius Alves (Republicanos) - Vice-Presidente
  • Julinho (PSC) - 2° Vice-Presidente
  • José Domingos (PTB) - 3° Vice-Presidente
  • Fábio Rocha (PL) - Primeiro Secretário
  • Sandro da Hermínio (PP) - Segundo Secretário

Em seu discurso de reeleição, o presidente Gil Torres agradeceu a Deus, sua família, seus amigos e aos colegas vereadores pela confiança no trabalho que vem sendo realizado.

O chefe do Legislativo destacou que pretende continuar realizando um trabalho transparente e participativo.

— Deus tem nos dado sabedoria para tocar essa Casa de forma correta como deve ser feito — enfatizou Gil Torres, desejando a população e ao público que acompanhava a transmissão um ano de muita paz e saúde.

O presidente recém reeleito também afirmou que a Casa Legislativa seguirá cumprindo seu papel de fiscalizar o trabalho do Poder Executivo e que a parceria entre os poderes é possível graças ao bom trabalho que vem sendo realizado em prol da população.

— Somos parceiros do governo porque o governo é parceiro da população. Enquanto o governo agir em prol da população nós estaremos com ele — afirmou.

Gil lembrou que o município de Itaguaí obteve uns dos maiores crescimentos, mesmo em meio a uma pandemia, e que a Casa Legislativa está à disposição para trabalhar em conjunto com o Prefeito para trazer benefícios para todos.

O segundo secretário, vereador Sandro da Hermínio, afirmou que não há motivos para não reeleger o vereador Gil Torres como presidente da Câmara e elogiou sua sensibilidade e a capacidade de ouvir diversas opiniões.

Sandro pediu que Gil mantenha sua capacidade de manter o diálogo e parabenizou a atuação do colega como gestor, enfatizando que os atos de economicidade culminaram com a devolução de um montante de mais de 1 milhão e 800 mil reais para os cofres da prefeitura.

— Tenho certeza de que a Casa será muito bem conduzida nos próximos anos — afirmou Sandro da Hermínio.

O presidente também recebeu os parabéns do primeiro secretário, vereador Fábio Rocha, que enfatizou que está à disposição para ajudar no que for preciso.

Sobre o valor economizado pela CMI e devolvido aos cofres da Prefeitura, Gil explicou que após a finalização das contas da Casa Legislativa o montante final devolvido foi de 1 milhão e 950 mil reais.

O vice-presidente Vinícius Alves desejou um feliz ano novo a todos e agradeceu aos pares por confiarem na chapa para os próximos anos de gestão da Casa Legislativa.

Vinicius enfatizou a necessidade de união entre os edis e se colocou à disposição do presidente para estar ao seu lado nas decisões, reafirmando seu compromisso.

O presidente Gil Torres marcou a Sessão Solene de Instalação do Primeiro Período de 2022 para o dia 02 de fevereiro, em horário regimental.