Página inicial > Banner > Legislativo devolve mais de 1 milhão e 800 e Legislativo pede que seja investido na saúde

Publicado: Quinta, 23 de Dezembro de 2021, 18h46 | Última atualização em Quinta, 23 de Dezembro de 2021, 19h53 | Acessos: 275

Durante a última sessão do ano, realizada na manhã de hoje (23/12), foi aprovada a Lei Orçamentária. Na ocasião o Presidente Gil Torres (PSL), fez um balanço da gestão da Casa Legislativa que possibilitou a economia de mais de R$ 1.800.000,00 que foram devolvidos ao Executivo em um cheque simbólico que os edis entregaram ao Prefeito Rubão e ao vice Valtinho, que estiveram presentes na Câmara e discursaram fazendo um balanço do ano e agradecendo o apoio do Legislativo em prol do município

O Presidente da Casa, vereador Gil Torres, representando todos os vereadores, pediu que a verba economizada pela Câmara seja investida em saúde e Rubão se comprometeu no esforço para utilizar o dinheiro na desapropriação do antigo Hospital Nossa Senhora da Guia, para que o espaço possa abrigar uma clínica de atendimento à mulher e a crianças. A realização do feito, no entanto, está condicionada a decisões judiciais.

Gil Torres apresentou dados sobre sua gestão à frente da Casa Legislativa e detalhes das decisões que possibilitaram que a Câmara Municipal de Itaguaí realizasse  a economia de mais de R$1.800.000,00 de verbas recebidas do Executivo, que foram devolvidas a fim de que seja utilizada em prol da cidade.

O gestor destacou como parte importante no processo para atingir economicidade a redução e suspensão de alguns contratos de prestação de serviço para a Casa Legislativa. Como o contrato de internet, que foi reduzido de R$ 4.300,00 mensais para R$ 997,00. O contrato de aluguel de carros blindados, que iriam gerar um custo mensal de R$ 19.500,00 foi cancelado, pois o valor de um mês de aluguel seria maior do que a reforma de dois veículos de propriedade da Câmara. A licitação para contratação de serviço de segurança armada também foi cancelada e tinha um valor mensal previsto de R$ 24 mil.

Gil também destacou medidas internas de controle mais rígidas e o estímulo para que servidores participem de cursos para evitar erros que possam resultar em infrações. O chefe da Casa Legislativa destacou que a realização das palestras teve como objetivo esclarecer como atuam os órgãos de controle diante com o advento da Lei Anticorrupção, as sanções a que os agentes públicos estão sujeitos, e que o último palestrante veio do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ), provando que a CMI tem realizado uma gestão transparente.

O Presidente da Casa também enfatizou que agora há diálogo entre os poderes, mas que essa boa relação não afeta em nada o bom cumprimento do papel de controle e fiscalização realizado pelo Legislativo. Gil também destacou que foi apresentado pela CMI o projeto para reposição de perdas salariais dos servidores efetivos que não tinham reajuste desde 2016, e sugeriu a área em que os vereadores gostariam de ver o dinheiro economizado pela Câmara investido.

— O nosso desejo é o investimento no âmbito da saúde. Sabemos que o senhor já está fazendo, mas é a nossa forma de poder contribuir — discursou o Presidente representando todos os vereadores.

O Presidente Gil Torres apresentou dados sobre a produção legislativa da CMI ao longo de 2021. Foram 103 leis aprovadas, sendo 39 promulgadas. Ao todo os vereadores apresentaram 826 Indicações e 180 moções de congratulações e elogios. Foram enviados ao chefe do poder Executivo cinco Requerimentos de Informações. A Casa Legislativa realizou 60 sessões ordinárias e 29 sessões extraordinárias.

— Itaguaí tem um potencial brilhante. O nosso município é diferenciado e nós vamos mostrar na prática. Aliás, já estamos mostrando com o crescimento em plena pandemia. O chefe do Poder Executivo está fazendo. Eu vejo esse diferencial, o empenho e a união de todos. Ninguém se esconde. A missão é árdua para todos, mas Itaguaí está voltando a ser grande e vai voltar a ser grande. É como o Rubão fala “é os contra falando, nós trabalhando e Jesus abençoando”  — finalizou o Presidente da Casa enfatizando a importância de ter orgulho da cidade e de que as pessoas torçam para a Itaguaí dar certo.

Ao final dos discursos, Gil convidou os vereadores a posarem com os chefes do Executivo para a foto que estampa essa matéria. O montante de R$1.800.000,00 foi o maior valor já devolvido pelo Legislativo até hoje.