Página inicial > Banner > Audiência Pública debate Plano de Mobilidade Urbana

Audiência Pública debate Plano de Mobilidade Urbana

Publicado: Sexta, 24 de Setembro de 2021, 20h41 | Última atualização em Sexta, 24 de Setembro de 2021, 20h51 | Acessos: 145

A Câmara Municipal de Itaguaí recebeu na manhã desta sexta-feira (24) uma Audiência Pública para discutir o Plano de Mobilidade Urbana do Município de Itaguaí (PLANMOB – Itaguaí), que está em desenvolvimento pela Prefeitura atendendo à exigência da Lei Federal 12587/2012. A Lei versa sobre Política Nacional de Mobilidade Urbana, determinando que as cidades brasileiras com mais de 20.000 (vinte mil) habitantes elaborem o seu Plano Diretor de Mobilidade Urbana (PDMU).

O evento contou com a participação do Secretário Municipal de Transporte, José Carlos da Silva Filho, do arquiteto urbanista Vinícius Ribeiro, do subsecretário de transportes  e presidente da Comissão de Trabalho Intersecretarial, Samuel Sérgio Alves,  e foi intermediada pela diretora de comunicação da Câmara Municipal de Itaguaí, Rose Gorito.

O PLANMOB – Itaguaí está sendo elaborado por uma Comissão de Trabalho Intersecretarial da Prefeitura Municipal de Itaguaí e tem a  participação direta da iniciativa privada e da sociedade em geral.

A audiência pública, que foi convocada pelo prefeito Rubão, é uma forma eficaz de trazer para a sociedade a discussão de temas específicos e abrir espaço para colher contribuições através da participação popular.

O arquiteto Vinícius Ribeiro apresentou os indicativos que estão sendo utilizados para a elaboração do PLANMOB – Itaguaí. Os dados são resultados de duas pesquisas – uma sobre satisfação do usuário quanto ao serviço ofertado por transporte coletivo urbano (vans), e outra sobre origem e destino e a percepção do usuário quanto à mobilidade. As pesquisas foram realizadas entre os dias 12 e 21 de setembro deste ano, ouvindo cerca de 1.304 pessoas.

Os indicativos que foram apresentados pelo arquiteto Vinícius Ribeiro estão sendo utilizados na elaboração das diretrizes do PLANMOB – Itaguaí. Os dados apontam que 43,56% dos cidadãos de Itaguaí ouvidos estão insatisfeitos com o transporte coletivo oferecido para locomoção no município e 24,81% estão totalmente insatisfeito. Se a pergunta muda para a percepção durante o período do final de semana, a insatisfação dos cidadãos fica ainda mais evidente: 39,89% estão insatisfeitos e 47,71% responderam estar totalmente insatisfeitos.

A aplicação das pesquisas foi uma forma de analisar como é o comportamento das pessoas dentro do município. Os dados mostram que a maioria da população (57,7%) utiliza transporte coletivo para seus deslocamentos. 15% se locomovem utilizando transporte não motorizado, como bicicleta e a pé, e 20,9% utilizam automóvel, seja como motorista, carona ou aplicativo. Destrinchando melhor esse último dado, vemos que entre os que se locomovem utilizando automóveis, 11,0% utilizam como motoristas, 5,9% utilizam aplicativos (como Uber, 99, entre outros) e 4,0% utilizam automóveis como carona.

Vinicius comentou sobre os chamados ciclos ativos, que são as locomoções a pé ou utilizando bicicletas, e analisou que investir em melhorias para esse universo tem um custo baixo e gera melhorias consideráveis para o município.

O arquiteto chamou atenção para a necessidade de integrar a cidade e resgatar alguns espaços para assim aumentar o grau de pertencimento do cidadão de Itaguaí com sua cidade.

— Eu e minha equipe, convivendo aqui em Itaguaí, vemos o quanto a população ama a cidade. Nossa estratégia agora é captar os principais elementos que vocês gostariam de resgatar, que lembram o grau de satisfação de vocês com a cidade, para que na intervenção e aplicação do Plano de Mobilidade possamos recuperar alguns espaços para aumentar o grau de pertencimento para o cidadão de Itaguaí — contou o arquiteto urbanista, adiantando que o próximo passo é estabelecer prazos e quais indicativos irão gerir as diretrizes do PLANMOB – Itaguaí.

Ao final da apresentação, o secretário de transporte e o arquiteto responderam às perguntas recebidas. José Carlos agradeceu à sua equipe, aos membros da Comissão de Trabalho Intersecretarial, a todos os envolvidos direta e indiretamente no projeto, ao Presidente do Legislativo, Gil Torres, e ao Prefeito Rubão pela confiança no trabalho que está sendo realizado.

A audiência Pública foi transmitida pelo canal da TV Câmara Itaguaí no YouTube e pelas redes sociais da CMI.