Página inicial > Banner > Transparência na Administração Pública: CMI capacita servidores

Transparência na Administração Pública: CMI capacita servidores

Publicado: Quarta, 22 de Setembro de 2021, 18h58 | Última atualização em Quarta, 22 de Setembro de 2021, 18h58 | Acessos: 205

Após a adesão da Câmara Municipal de Itaguaí ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), a Casa Legislativa realizou nesta quarta-feira (22) uma palestra sobre os Princípios da Administração Pública e a Probidade Administrativa.

A palestra foi voltada para o público interno, composto de funcionários efetivos, comissionados e vereadores da Câmara Municipal, mas também foi transmitida pelo canal no Youtube da TV Câmara Itaguaí e pelas redes sociais.

Se você desejar pode assistir aqui.

A capacitação foi ministrada pelo Advogado, consultor jurídico e professor de Direito, Marcos Paulo Alves de Freitas. O palestrante também possui mestrado em Sociologia Política e desempenha a função de coordenador jurídico na administração pública.

A iniciativa de trazer a palestra para a CMI foi da presidência da Casa, da Procuradoria Jurídica e da Controladoria Interna, com o objetivo de possibilitar que os funcionários possam se aperfeiçoar no desempenho de suas atividades como servidores públicos.

Estiveram presentes o presidente Gil Torres (PSL), os vereadores Haroldo Jesus (PV), Fabinho (PL), Fabinho Taciano (PRTB), e Zé Domingos (PTB), além de servidores da Casa Legislativa.

Na palestra o professor apresentou para os servidores da CMI e para o público que acompanhava a transmissão um panorama geral sobre a importância do direito administrativo e explicou cada um dos cinco princípios da administração pública. São eles os princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

A abertura ficou a cargo do presidente Gil Torres, que agradeceu o professor Marcos Paulo por aceitar o convite e enfatizou que sua gestão, em conjunto com a Mesa Diretora e os demais vereadores, deseja aprimorar a integridade na administração pública.

— Aderimos ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção com o objetivo de avançar no caminho da ética, da transparência e elevar a qualidade da gestão pública. Desejamos atender as expectativas da sociedade itaguaiense e entendemos que isso só será possível com a capacitação contínua dos servidores da Casa Legislativa — discursou o presidente Gil Torres informando que essa é apenas a primeira palestra, mas outras serão realizadas posteriormente.

Ao final da palestra a Controladora Interna, Emmanuelle Vieira, que compôs a mesa junto com o palestrante, comentou que após a adesão da CMI ao PNPC, que ocorreu no mês passado, o objetivo é  capacitar os profissionais da Câmara de Itaguaí para conseguir trazer de forma efetiva o resultado que é esperado do programa.

— Teremos um ciclo de palestras e estaremos estruturando os funcionários efetivos e comissionados para que entendam qual é a ideia da atual gestão. Queremos trazer melhores resultados tanto na prestação de serviços para os municípios de Itaguaí, quanto para melhor execução e efetividade dos nossos trabalhos — explicou a controladora interna.

Próxima palestra já está sendo organizada

A servidora Lucimeire Queiroz, chefe de Pagadoria, elogiou a iniciativa e afirmou que deseja participar das próximas capacitações pois acredita que o aprimoramento contínuo dos servidores é necessário.

— Estamos aqui para servir o público e temos que estar cada vez mais capacitados para atender da melhor forma possível — analisou a servidora efetiva.

Anália Alves, chefe de Protocolo e também funcionária efetiva da CMI, elogiou a palestra e a classificou como muito esclarecedora.

— Para mim, que estou estudando administração pública, foi muito bem proveitoso — comentou a servidora.

A Controladora Interna, Emmanuelle Vieira, adiantou que a próxima palestra deverá ser sobre o tema crimes dentro da administração pública. Emmanuelle contou que o palestrante convidado será um professor da área de direito penal e irá trazer informações sobre as consequência dos atos ilegais e o que isso pode ocasionar para o servidor público, tanto na esfera de processos administrativos, quanto na esfera penal e cível.

Ao fim da palestra, o professor Marcos Paulo elogiou a conduta do presidente Gil Torres, que deixou clara a valorização do que é certo, íntegro e moral.

O convidado foi parabenizado pelos vereadores. A ocasião foi de esclarecimento e poses para fotos, a fim de registrar o início  de um novo ciclo.