Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > INSS: saiba quem precisa fazer prova de vida para não perder o benefício
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

INSS: saiba quem precisa fazer prova de vida para não perder o benefício

  • Publicado: Sexta, 21 de Mai de 2021, 10h10
  • Última atualização em Sexta, 21 de Mai de 2021, 10h14
imagem sem descrição.

A partir de 1º de junho, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terão que fazer a prova de vida anual para o benefício não ser cortado. Levantamento do instituto aponta que 931 mil pessoas no Estado do Rio de Janeiro estão com os cadastros desatualizados desde 2020, o que pode levar à suspensão do pagamento.

No estado, existem 2,9 milhões de segurados, deste total 1,1 milhão já realizaram a comprovação de vida em 2021.

Em todo o Brasil, segundo o instituto, 11 milhões de pessoas também seguem pendentes de comprovação de vida junto ao INSS. De acordo com o órgão, 10,5 milhões de segurados já fizeram o recadastramento neste ano. Ao longo de 2020, foram outros 13,4 milhões. Resta agora um terço dos beneficiários.

Aposentados e pensionistas que deixaram de fazer a comprovação de vida antes de março de 2020 estão na mira do instituto. Eles serão os primeiros a ter o benefício bloqueado se não regularizarem o cadastro. Os segurados que foram chamados para fazer a comprovação digital por reconhecimento facial (biometria) e não compareceram também terão o pagamento suspenso.

Caso o segurado tenha sido convocado para utilizar a biometria facial e ainda não fez o recadastramento, basta acessar o aplicativo Meu INSS. O prazo se encerra no dia 31.

Em todo o país, foram chamados para prova de vida digital 5,3 milhões de segurados. Quem tiver feito este procedimento virtual recentemente não terá o pagamento cortado.

registrado em:
Fim do conteúdo da página