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Veja as dicas para apagar de vez o cigarro do seu dia a dia

  • Publicado: Segunda, 03 de Setembro de 2018, 11h30
  • Última atualização em Segunda, 03 de Setembro de 2018, 11h30
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Segunda-feira é dia de cumprir promessas, como parar de fumar. Motivos para isso não faltam, o principal pode ser que o tabagismo é o fator de risco para doenças como câncer e enfarte mais possível de ser prevenido. Na última semana, foi lembrado o Dia Nacional de Combate ao Fumo para conscientizar a população justamente sobre a importância de largar o cigarro. Para ajudar, listamos ao lado cinco passos para se livrar do vício.

Quem já tentou parar sabe como é difícil. O infectologista Bernardo Almeida explica que há dois tipos de dependência ao tabagismo. A física é causada pelas substâncias químicas do cigarro, principalmente a nicotina, que é como outras drogas psicotrópicas. Apesar de causarem uma sensação agradável ao cérebro no início do uso, a longo prazo, para atingir a mesma sensação, o fumante precisará de doses cada vez maiores.

A segunda forma é a psicológica. É muito comum associar o cigarro a um momento específico do dia, como após o almoço ou com um cafezinho.

— Entender qual o grau de dependência é fundamental para estabelecer uma estratégia individualizada para cessar o vício — afirma o infectologista da Hi Technologies.

Ele destaca que o primeiro passo para conseguir parar é querer. De acordo com Almeida, é muito difícil ajudar alguém ou propor o tratamento para quem não quer largar o cigarro. Depois, deve-se buscar um auxílio, já que é raro conseguir por conta própria.

— O tratamento pode ser de diversas formas. As principais são as repositoras de nicotina ou um tratamento de medicamentos que existem no mercado para isso — afirma Elie Fiss, pneumologista da Cia. da Consulta.

Os efeitos prejudiciais

Segundo o pneumologista da Cia. da Consulta Elie Fiss, entre os principais efeitos do tabagismo, além da dependência, estão as doenças pulmonares obstrutivas crônicas, que é o enfisema pulmonar, câncer de pulmão, entre outras. Doenças cardiovasculares, como enfarte ou acidente vascular cerebral (AVC), são outros malefícios.

Benefícios imediatos

Ainda de acordo com o pneumologista Elie Fiss, algumas horas após parar de fumar, a frequência cardíaca já começa a voltar ao normal, o que pode normalizar a pressão arterial. Alguns dias depois de ficar sem o cigarro, a pessoa volta também a sentir melhor os cheiros e o sabor dos alimentos. A cada mês e ano que se mantém longe do tabagismo, a incidência das doenças diminui. Em cinco anos, pontua o médico, os riscos de enfarte reduzem pela metade, por exemplo.

Via jornal Extra

 

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