Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Veja 5 dicas para se preparar emocionalmente para o Enem 2018
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Veja 5 dicas para se preparar emocionalmente para o Enem 2018

  • Publicado: Quarta, 08 de Agosto de 2018, 12h05
  • Última atualização em Quarta, 08 de Agosto de 2018, 12h05
imagem sem descrição.

A ansiedade dos estudantes nos meses que antecedem o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2018 tende a aumentar até o dia da prova, com sintomas como alteração do sono e do apetite, falta de concentração e agressividade. É importante, caso um ou mais desses sinais seja identificado, que o candidato procure ajude médica. Mas há formas de evitar que a ansiedade chegue a esse nível, como explicam na lista abaixo os psicólogos do grupo Eleva Renata Ishida e Raul Spitz. Veja:

1- Defina seus objetivos

É preciso entender com clareza seu objetivo (tirar uma boa nota no Enem, classificar-se para determinado curso, passar em uma faculdade específica, etc.). Isso vai fortalecer a perseverança e evitar a ansiedade. E, seja qual for o objetivo, dedique-se para fazer isso bem.

2- Faça planos

Desenvolver planos concretos para chegar ao seu objetivo é uma forma de exercitar paciência e autocontrole, já que a recompensa não é imediata. Mas esse planejamento precisa ser feito com certa antecedência, para evitar gerar ainda mais angústia e sofrimento.

3- Seja otimista

Uma vez que você compreendeu o objetivo principal e definiu o planejamento, comece a executar seu plano com otimismo. Com isso, as frustrações passarão a ser vistas como oportunidade de aprendizado e os acertos serão motivações para continuar seguindo o plano.

4- Exercite a comunicação

Tenha ouvido atento para as experiências de outros estudantes que estão enfrentando o mesmo momento e busque fazer isso sem julgamento, sem interesse e enxergando valor na troca de histórias. Exercitar a comunicação faz com que ao primeiro sinal de desistência, medo ou ansiedade, a pessoa passe a ser capaz de pedir ajuda.

5- Seja tolerante

Como um explorador, tente entender o mundo ao seu redor e busque compreender cada tema por meio de vários olhares antes de formular uma opinião própria. Esse poder argumentativo é muito bem visto nas redações do Enem e pode ser exercitado no dia a dia.

Via jornal Extra

registrado em:
Fim do conteúdo da página