Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Novo golpe do WhatsApp usa Copa do Mundo e nome da Coca-Cola, prometendo videogame a quem acessar link falso
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Exame de sangue pode prever risco de bebê nascer prematuro

  • Publicado: Sexta, 08 de Junho de 2018, 11h06
  • Última atualização em Sexta, 08 de Junho de 2018, 11h06
imagem sem descrição.

Cientistas desenvolveram um exame de sangue que pode prever a data do parto e identificar mulheres que correm risco de darem à luz prematuramente. A pesquisa, que é preliminar e envolve um grupo pequeno de mulheres analisadas, foi liderada pelo cientista Stephen Quake, da Universidade de Stanford (EUA), pioneiro no campo de exames genéticos de sangue. Ele afirma que esse teste pode levar a um método barato de se medir a idade gestacional de um feto em desenvolvimento.

— Tivemos a ideia de fazer um relógio molecular para ver como diferentes coisas mudam ao longo do tempo, e ele deveria nos permitir medir a idade gestacional e ver onde cada coisa está na gravidez — afirma Quake, inventor do primeiro exame não invasivo para diagnosticar síndrome de Down em bebês. Ele explica que as previsões se tornam mais confiáveis a partir do segundo trimestre de gestação.

Para realizar o estudo, que foi publicado na quinta-feira pela revista “Science”, a equipe analisou o sangue de 31 mulheres. As amostras foram colhidas semanalmente durante toda a gestação. Os cientistas estudaram genes ligados à placenta, ao sistema imunológico materno e ao fígado do feto. Descobriram que nove desses genes produzem sinais de RNA (molécula formada a partir de DNA e responsável pelo controle da produção de proteínas) que mudam ao longo da gravidez.

Via jornal Extra

registrado em:
Fim do conteúdo da página