Página inicial > Eventos > Conselho de segurança se reúne na CMI

Conselho de segurança se reúne na CMI

Publicado: Quarta, 11 de Outubro de 2017, 11h56 | Última atualização em Quarta, 11 de Outubro de 2017, 12h00 | Acessos: 44

O Conselho Comunitário de Segurança Pública de Itaguaí (CCSPI) se reuniu na tarde da última segunda-feira (09) na Câmara Municipal de Itaguaí. Estiveram presentes o presidente do conselho, Alexandre Guedes de Andrades, o comandante da 5ª Cia Itaguaí, Capitão Caldas, o novo comandante do 24º BPM (Queimados), coronel Bresciane, o delegado da 50ª DP, Alexandre Leite, o chefe operacional da 3ª Delegacia de Polícia Rodoviária Federal, Rodrigo Moreira.

Um dos assuntos discutidos foram as dificuldades encontradas pela polícia, como o efetivo da 5ª CIA/Itaguaí e o número de homens de plantão na 50ª DP para a realização de Boletim de Ocorrência, entre outros. O delegado Alexandre Leite enfatizou a importância de se fazer o pré-registro da ocorrência pela internet em determinadas situações.

— Hoje em dia a polícia conta com uma ferramenta importante, que é a Delegacia Online. Em casos de perca de documentos, por exemplo. É uma ferramenta muito boa que a polícia gerou, que serve para desafogar o plantão — comentou o delegado, ressaltando que as informações chegam por e-mail ao cidadão.

Como acontece em toda reunião do CCSPI, as autoridades policiais trouxeram dados da segurança pública municipal. Capitão Caldas apresentou as informações referentes a 5ª CIA/Itaguaí

— Foi identificado que o roubo de transporte coletivo estrava impactando nos dados dos roubos de rua, sendo 60% do total, e foi intensificada as ações com a PRF, afim de coibir as ações criminosas — contou o comandante.

Segundo informou capitão Caldas, o roubo de rua incluem roubos a transeunte, roubos no interior de coletivos e roubos de telefone celular. Antes de iniciar a operação conjunta com PRF, o número de casos de roubos de rua chegou ao número de 129 no mês de julho. Em agosto foram 99 casos,30 casos a menos do que o mês anterior, já em setembro foram 73 casos. A baixa significativa nos números, se comparado ao mês de julho, mostrou que a operação conjunta com a PRF rendeu bons resultados na redução de roubos de rua como um todo.

Outro dado interessante destacado pelo comandante da 5ª CIA/Itaguaí foi a quantidade de carros roubados que foram recuperados pela Polícia Militar, um total de 87 casos.