Página inicial > Eventos > VII Fórum Anual do CMI: Velho, Idoso e terceira idade na sociedade contemporânea

Publicado: Terça, 03 de Outubro de 2017, 14h44 | Última atualização em Terça, 03 de Outubro de 2017, 12h07 | Acessos: 66

A Câmara Municipal de Itaguaí recebeu, na última quarta-feira (27/09), a sétima edição do Fórum Anual do Conselho Municipal do Idoso. Este ano a temática foi “Velho, Idoso e Terceira Idade na Sociedade Contemporânea”.

Durante toda a semana foi comemorado dentro do município a semana do idoso com eventos diários em diversos locais.

Um dos pontos altos do fórum foi a apresentação da Fanfarra Cultural Batuque e Batuqueiros de Mazomba, composta por crianças e adolescentes. A apresentação empolgou a plateia com o repertório composto de variações de cadências, como ritmos folclóricos, ritmo de bateria, samba ritmo, xaxado e funk.

Mas não só a organização musical se destacou. Enquanto a fanfarra tocava, um grupo de senhoras se misturou as crianças e dançaram animadamente, mostrando que disposição não tem idade.

A animada apresentação antecedeu uma das palestras que aconteceu durante o dia. A presidente do Conselho Municipal do Idoso, Nelucia Coelho da Costa Silva, contou que a escolha da temática do fórum traz uma discussão que vai além de somente uma nomenclatura dada a terceira idade, são vários pontos de vista sobre uma mesma etapa da vida.

— O fórum é um momento de discussão e reflexão sobre uma determinada temática. Este ano estamos falando sobre idoso, terceira idade e o velho, porque existem vários olhares diferentes sobre os 60 anos — analisou Nelucia.

A presidente do Conselho Municipal do Idoso contou ainda que haveria palestras com profissionais renomados da área de geriatria e gerontologia ao longo do fórum.

— Os profissionais que estão palestrando falam sobre o que a sociedade contemporânea trás de mudanças, de melhorias para a terceira idade, e principalmente dentro do município — contou.

Na programação do evento ocorreram palestras com a Dra. Manoela Martins – Mestre em Direito Público e Docente da UCB; Professora Vera França – Mestre em Desenvolvimento da Criança e Coordenadora do Projeto OCATI; e Amanda Lemos – Coordenadora do Curso de Serviço Social da UCB. Além de apresentações culturais com o Grupo de Dança dos Idosos do CCTI; Projeto Caminho da Música; Grupo Fanfarra Batuques e Batuqueiras do Mazomba e o Instituto de Dança Itaguaí.