Página inicial > Eventos > Reunião do Colegiado do Território da Baía da Ilha Grande

Reunião do Colegiado do Território da Baía da Ilha Grande

Publicado: Sexta, 23 de Junho de 2017, 14h36 | Última atualização em Sexta, 23 de Junho de 2017, 14h36 | Acessos: 114

Durante a manhã e à tarde do dia 21 de junho a Câmara Municipal de Itaguaí recebeu a 9ª Reunião do Colegiado do Território da Baía da Ilha Grande. Com representantes do municípios de Itaguaí, Seropédica, Mangaratiba, Angra dos Reis e Paraty, o evento encheu o plenário para discutir assuntos como as feiras municipais dos agricultores familiares, projetos de turismo rural e a formação de jovens rurais em agroecologia.

Marcio de Albuquerque Viana, um dos membros do colegiado, explicou que o colegiado surgiu através de um projeto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) que acessou uma chamada do CNPq pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário. A chamada foi para a criação dos NEDET (Núcleos de Extensão e desenvolvimento Territorial), esse em especial atende ao território rural da bacia da Ilha Grande, que é composta por cinco municípios: de Itaguaí, Seropédica, Mangaratiba, Angra dos Reis e Paraty.

Um dos pontos altos da reunião foi a apresentação sobre a Feirinha da Agricultura Familiar, que acontece todas as quartas-feiras pela manhã, no Pavilhão Central (P1) da UFRRJ. A professor Nidia Majerowicz, uma das idealizadoras do projeto, contou os pontos positivos e as dificuldades encontradas para a implantação do projeto que visa integrar a cidade à universidade.

— Estamos vendo que as pessoas que estão participando da feira estão crescendo não somente financeiramente, mas em conhecimento também — comentou a docente, que contou ainda que além do espaço para vender, os agricultores também recebem formação para melhor sua estrutura.

A experiência da Universidade Rural animou os presentes, que viram nas feiras uma forma de impulsionar a agricultura familiar.