Vereadores participam do Encontro Nova Legislatura, na Alerj

Publicado: Quinta, 27 de Abril de 2017, 16h00 | Última atualização em Quinta, 27 de Abril de 2017, 16h02 | Acessos: 45

Elevar a qualidade e da eficiência do serviço público legislativo, esse é o objetivo da Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (Elerj), órgão da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj).

Mais de 60.000 parlamentares e servidores foram capacitados pelo Instituto Legislativo Brasileiro (Interlegis), ligado ao Senado Federal, ao longo dos últimos 20 anos. Nesta quarta-feira (26/4), vereadores e assessores de 27 municípios de diferentes regiões do Estado do Rio de Janeiro se somaram a esse número. Entre eles estavam dois vereadores do município de Itaguaí, os vereadores Waldemar Ávila (PHS) e Ivan Charles (PSB).

Através do Seminário Nova Legislatura, promovido na Elerj, os parlamentares tiveram acesso a informações básicas para o exercício do mandato. Dentre elas, questões relacionadas à orçamento, cerimonial e elaboração de leis.

Temas abordados

O coordenador de Formação e Atendimento à Comunidade do Legislativo (Cofac) do Interlegis, Francisco Etelvino Biondo, representou o Instituto Legislativo Brasileiro (Interlegis). Ele abordou aspectos que envolvem a imagem de um parlamentar e do Poder Legislativo.

“Construir uma boa imagem do mandato é uma questão básica. Não no sentido do marketing, mas para o cidadão entender que os representantes que ele elegeu estão trabalhando de forma séria e correta em defesa dos direitos da sociedade”, disse Francisco.

Já as noções sobre orçamento público ficaram a cargo da professora Elizabeth Mauro assessora da Comissão de Constituição e Justiça da Alerj. Além disso, o professor Carlos Frederico dos Santos falou sobre o Processo Legislativo.

Estiverem presentes também os presidentes de três câmaras Municipais: Rafael Jardim, do município de Casimiro de Abreu; Rodrigo Lima de Novaes, de Rio das Flores, e Halter Pitter, de Guapimirim.

Estiveram presentes ainda representantes das câmaras de Iguaba; Araruama; Barra Mansa; Mendes; Barra do Piraí; São Gonçalo; Areal; Duas barras; Belford Roxo; Nova Friburgo; Três Rios; Nova Iguaçu; Três Rios; Nova Iguaçu; São Pedro da Aldeia; Bom Jesus do Itabapoana; Cabo Frio; Valença; Resende; Rio Claro; Cardoso Moreira; Cambuci e Engenheiro Paulo de Frontin.