Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Banner > Outubro Rosa lembra a importância da prevenção
Início do conteúdo da página

Outubro Rosa lembra a importância da prevenção

Publicado: Terça, 24 de Outubro de 2017, 16h38 | Última atualização em Terça, 24 de Outubro de 2017, 16h38 | Acessos: 33
imagem sem descrição.

A campanha do Outubro Rosa vem nos lembrar que diagnóstico precoce salva vidas. O movimento internacional dura todo o mês de outubro, e seu objetivo é a conscientização da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Além de chamar a atenção das mulheres para a necessidade de frequentar o médico, essa campanha também estimula que elas se toquem e sempre façam o autoexame das mamas.

O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo, e por isso merece tanta atenção. No Brasil, por exemplo, o número de mortes por esse tipo de câncer continua em alta, especialmente por causa do grande número de diagnósticos tardios, ou seja, já com o câncer em estado avançado.

Embora esse seja um problema recorrente o ano inteiro, o Outubro Rosa é importante porque faz com que as mulheres parem pelo menos uma vez no ano para cuidarem de si mesmas. Normalmente a doença é diagnosticada em exames de rotina quando se percebe um nódulo na região dos seios. O câncer de mama possui significativos índices de cura, que giram em torno dos 95% quando descoberto precocemente. O tratamento normalmente consiste em uma cirurgia para a retirada do tumor e a complementação com técnicas de radioterapia e quimioterapia.

Quando a campanha surgiu?

O Outubro Rosa começou na década de 90, nos Estados Unidos, com apenas alguns estados americanos fazendo campanhas isoladas sobre o tema. Só depois que a campanha foi aprovada pelo Congresso Americano, o mês de outubro foi reconhecido nacionalmente como o mês da prevenção contra o câncer de mama.

O símbolo, o laço cor de rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, durante a primeira Corrida pela Cura, realizada em 1990, na cidade de Nova York. Na época, os corredores receberam o laço rosa para usarem durante a corrida e, depois disso, ele passou a ser distribuído em locais públicos, desfiles de moda e em outros eventos.

No Brasil, o primeiro sinal do envolvimento com a campanha do Outubro Rosa se deu em outubro de 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera, sem São Paulo, foi iluminado com luzes cor de rosa. Em 2008 a movimentação ganhou força em várias cidades brasileiras que abraçaram o Outubro Rosa, fazendo companhas, promovendo corridas e, assim como no resto do mundo, iluminando os principais monumentos com a cor rosa durante a noite.

Câncer de mama em homens

Mesmo com o foco da campanha sendo o público feminino, cabe destacar que os homens precisam saber que o câncer de mama não é restrito apenas as mulheres. Os possíveis sinais de câncer de mama em homens incluem: Protuberância ou inchaço, geralmente (mas nem sempre) indolor, vermelhidão ou descamação da pele da mama ou do mamilo, pele ondulada ou enrugada, retração do mamilo e inchaço nos linfonodos axilares. Estas alterações não são sempre causadas pelo câncer. Por exemplo, a maioria dos nódulos de mama em homens é causada por ginecomastia. Portanto, se você notar qualquer alteração nas mamas consulte imediatamente um médico para poder realizar o diagnóstico.

registrado em:
Fim do conteúdo da página