Página inicial > Banner > Vereador Ivanzinho cobra informações sobre o fechamento do Cras Brisamar

Vereador Ivanzinho cobra informações sobre o fechamento do Cras Brisamar

Publicado: Quinta, 24 de Outubro de 2019, 18h11 | Última atualização em Quinta, 24 de Outubro de 2019, 18h13 | Acessos: 296

Durante a 52ª sessão ordinária, realizada na terça-feira (22), o vereador Ivan Charles, o Ivanzinho (PSB), questionou sobre o fechamento do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Brisamar, no bairro Somel. O vereador relatou que foi procurado por moradores de Brisamar e adjacências que questionavam o motivo da unidade ter sido fechada de forma inusitada e reclamavam da falta de informações por parte do poder Executivo.

— A Secretaria de Assistência Social simplesmente fechou o Cras e não deixou nenhum informativo lá para a população — denunciou o vereador Ivan Charles.

O vereador contou que foi informado por funcionários que estavam lá no momento de sua visita à unidade que a mesma foi fechada para reforma e que todo o material administrativo estava sendo transferido para o Cras do bairro Engenho. Ivan contou que no dia anterior encaminhou um ofício ao Secretário interino de Assistência Social, Wagner D’Almeida, questionando se haveria mesmo uma reforma e onde poderiam ser consultadas informações sobre a licitação e aguarda a resposta. O parlamentar avisou que, caso persista a falta de esclarecimentos, fará um requerimento de informação ao chefe do poder Executivo na próxima sessão.

— Unidades estão sendo fechadas e esse governo não dá uma satisfação para o povo. Isso é vergonhoso — indignou-se.

O vereador Sandro da Hermínio (Avante), líder de governo, se comprometeu com o vereador Ivan a levar as reivindicações ao poder Executivo e trazer as informações solicitadas pelo colega.

— Iremos buscar, vereador, se é realmente isso, se é reforma mesmo — afirmou o vereador Sandro da Hermínio destacando que há 14 escolas sendo reformadas e que irá procurar saber se o Cras em questão também estaria.

Sandro também mencionou que o secretário interino Wagner D’Almeida esteve em seu gabinete e conversaram sobre o projeto de lei referente ao Sistema Municipal sobre Drogas, composto pelo Conselho Municipal sobre Drogas – COMAD, e o Fundo Municipal sobre Drogas – FUMAD. O líder de governo contou que o secretário já tomou ciência da proposta e que recebeu uma resposta favorável. Sandro se comprometeu com o vereador Waldemar Ávila (PHS), autor do projeto, em lutar até o final por sua aprovação.

— Eu vi o secretário em uma semana fazendo duas ações que foram reivindicadas. Não tenho o que questionar desse secretário — defendeu o vereador Sandro mencionando a reivindicação de mais funcionários para a Apae, que o estaria sendo acompanhada com atenção pelo secretário interino.

O líder de governo prometeu trazer as informações solicitadas por Ivanzinho na próxima quinta-feira (24).

Veja aqui outros assuntos tratados durante a mesma sessão.

Câmara aprova fixação do piso salarial para professor DE-1

Foi aprovado por unanimidade em discussão final o Projeto de Lei nº 3.791, de autoria do Poder Executivo, que Fixa o piso salarial do professor DE-1 no Município de Itaguaí.

Também foram aprovados em discussão final um projeto de lei de autoria do vereador Willian Cezar (PSB), que Institui o “agosto limpo” como mês de combate à poluição na cidade de Itaguaí, e uma emenda que altera os artigos 99 e 103 da Lei Orgânica do Município de Itaguaí.

1ª Discussão

Em primeira discussão foram aprovados uma emenda, um projeto de lei e uma resolução, todos por unanimidade.

A Emenda nº 085/2019 altera dispositivos dos artigos 53 e 84 da Lei Orgânica do Município de Itaguaí; o projeto de Lei nº 3.793, de autoria do vereador Willian Cezar, dispõe sobre a instalação e funcionamento de circos itinerantes no Município de Itaguaí; e a Resolução nº 012/2019, de autoria da Mesa Diretora, altera os artigos 42 e 265 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Itaguaí.

Pareceres

Cinco pareceres da Comissão de Finanças, Orçamento, Controle e Prestação de Contas (CFOCPC) foram votados durante a 52ª sessão ordinária. Todos os pareceres foram favoráveis aos projetos e tiveram seu entendimento acompanhado pelo plenário.

Os pareceres foram sobre as seguintes matérias: Cria o Conselho Municipal de Meio Ambiente e Planejamento (COMMAP); Cria o Fundo Municipal de Meio Ambiente e Planejamento de Itaguaí (FUNDMAP); Cria o Fundo Municipal de Agricultura e Pesca de Itaguaí (FUNDAP); Autoriza o Poder Executivo a celebrar protocolo de intenções e termos aditivos com outros municípios objetivando a constituição de Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública da Baixada Fluminense (CISPBAF); Autoriza o Poder Executivo a abertura de créditos adicionais com objetivo de suplementar diversas dotações orçamentárias, entre elas folha de pagamento dos servidores, ITAPREVI (dívida e patronal), educação e saúde.