Página inicial > Banner > Câmara aprova indicação para dragagem e desassoreamento dos rios no município

Câmara aprova indicação para dragagem e desassoreamento dos rios no município

Publicado: Terça, 25 de Setembro de 2018, 14h07 | Última atualização em Terça, 25 de Setembro de 2018, 14h09 | Acessos: 110

A Câmara Municipal de Itaguaí aprovou, na sessão da última quinta-feira, 20 de setembro, uma indicação pedindo a realização de dragagem e desassoreamento dos rios, córregos e canais do município. A matéria, de autoria do Presidente da Casa, Dr. Rubem Ribeiro (PTN), foi aprovada por unanimidade.

Durante a discussão da matéria o autor pediu ao líder de governo, vereador Sandro da Hermínio (Avante), que intercedesse junto ao secretário de meio ambiente, Jailson Barbosa, para a realização da indicação.

— Estamos chegando em época de verão, época de chuvas fortes conhecidas como chuvas de verão, e infelizmente é conhecido nessa cidade há anos: choveu, alagou. E se não houver limpeza nos rios teremos problemas sérios — alertou o Presidente, que enfatizou que deve ser cobrado do secretário Jailson providências, pois a necessidade da dragagem é urgente. Rubem pediu a ajuda do líder de governo, mas afirmou que também cobraria do secretário atitudes  sobre dragagem e desassoreamento dos rios de Itaguaí.

O Presidente lembrou que os rios da cidade estão passando por problemas de acumulo de gigogas, e que a dificuldade no recolhimento de detritos pode fazer com que a chuva leve o lixo para os rios, causando o bloqueio da passagem da água.

— Se esses problemas não forem resolvidos com urgência, daqui há alguns meses estaremos nessa Casa debatendo os alagamentos desta cidade. Espero que isso não venha a ocorrer, e por isso já me antecipo ao problema e estou fazendo essa indicação cobrando ao secretário — declarou o Presidente.

Aprovações em 1ª discussão

Duas matérias foram aprovadas em primeira discussão, ambas de autoria do vereador Willian Cezar (PSB). A primeira institui no Calendário Oficial do Município de Itaguaí o “Março Lilás”, dedicado à realização de ações de combate ao câncer de colo de útero. E a segunda altera a ementa Art. 1º e 2º da Lei nº 3.268 do Município de Itaguaí.  Segundo explicou o autor durante a votação do parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, que ocorreu na sessão anterior, foi realizado apenas uma mudança de nomenclatura para adequação dos termos corretos. A redação da Lei mudou de “portador de necessidades especiais” para “pessoa com deficiência”.