Página inicial > Banner > Itaguaí comemora 200 anos de emancipação político-administrativa

Itaguaí comemora 200 anos de emancipação político-administrativa

Publicado: Sexta, 13 de Julho de 2018, 11h52 | Última atualização em Segunda, 27 de Agosto de 2018, 11h11 | Acessos: 216

A tradicional Solenidade para entrega dos Títulos de Cidadão Benemérito e Título de Cidadão Itaguaiense, que acontece todos os anos na Câmara Municipal de Itaguaí (CMI), neste ano de 2018 teve um gostinho especial. Na manhã do dia em que é comemorado o aniversário da fundação de Itaguaí, 5 de julho, a CMI abriu suas portas para as comemorações dos 200 anos de emancipação política e administrativa do Município.

A Solenidade, presidida pelo Dr. Rubem Ribeiro, recebeu a autoridade máxima do município, o Prefeito Carlo Busatto Junior, acompanhado pela Secretária de Educação e Cultura, Andréia Busatto, e pelo vice-prefeito Abelardinho Goulart. Além das autoridade do Poder Executivo, a solenidade recebeu representantes do Poder Judiciário Estadual, como o Juiz da 2ª Vara Cível da Comarca de Itaguaí, Exmº. Dr. Richard Robert Fairclough, e do Ministério Público Estadual, Promotora de Justiça, Exmª. Dr. Mariana Martins Seródio Boechat. Compondo a mesa estiveram também representantes do Poder Legislativo Federal, como o senador Eduardo Lopes, a Deputada Federal Laura Carneiro, e o Deputado Federal Júlio Lopes.

A cerimônia iniciou-se com a execução do Hino Nacional pela Corporação Musical Maestro Ilson de Lima (Commil), sucedida pelo discurso de abertura do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Itaguaí, Dr. Rubem Ribeiro. Em seguida, foram entregues os Títulos de Cidadão Benemérito, concedido aos Itaguaienses ilustres, e Cidadão Itaguaienses, que acolhe os não nascidos na cidade como filhos, aos agraciados do ano de 2018, oferecidos pelos membros do Poder Legislativo Municipal.

Agraciados com Títulos de Cidadão Benemérito e Títulos de Cidadão Itaguaiense

Sr. Anderson Roberto da Silva
Sr. Flávio Cosme Rocha de Lima
Srª. Paula Louise Xavier de Andrade

Ao final da entrega dos títulos, o Prefeito discursou e foram entregues as placas comemorativas aos 200 anos aos representantes do Poder Judiciário e Poder Executivo. A entrega da terceira placa homenagem ao presidente da Casa, Rubem Ribeiro, o surpreendeu. A autoria da homenagem foi da Comissão Executiva da Solenidade, que precisou ocultar essa parte da cerimonial do roteiro para conseguir agraciar e surpreender aquele que estava por dentro de todos os ritos da festividade. O presidente Rubem Ribeiro recebeu a placa homenagem das mãos do servidor Milton Valviesse, membro da Comissão Executiva da Solenidade.

Encaminhando para os ritos de encerramento da Sessão Solene, o Presidente Rubem Ribeiro convidou o Pr. Elias Cavalcante de Freitas para a realização da oração de agradecimento daquela Solenidade. Logo em seguida, se colocando em posição de respeito, os presentes entoaram o hino de Itaguaí, que foi executado pela Banda Municipal de Itaguaí (Bamita).